Você sabe usar o celular com elegância?

Etiqueta do celular

Muitas coisas mudam no decorrer dos anos, nós principalmente. Seja para se adaptar a uma nova carreira, uma cidade ou qualquer outra circunstância. Sem dúvida, o comportamento humano sofreu inúmeras interferências. Porém, as boas maneiras nunca deixaram de ser necessárias. O comportamento de uma pessoa pode, às vezes, falar muito mais dela do que sua roupa.

Respeitar e valorizar o próximo nunca são demais. E com pequenas atitudes é possível resgatarmos valores esquecidos e que necessitamos tanto neste momento.

Vamos ao “indispensável” celular!

Hoje é quase impossível ver uma pessoa sem um aparelho móvel. Mas o que não percebemos é o quanto podemos ser irritantes e mal educados quando o usamos. Viramos escravos do celular que quanto ele toca ou dá um sinal seguimos a ordem de pegar logo o aparelho, desrespeitando quem estiver ao seu lado.

Algumas situações desagradáveis:

– No avião: basta pousar, nem precisa da permissão do piloto, já estão, a maioria, ligando os celulares. Enquanto todos esperam apertados no corredor para desembarcar você ainda é obrigado a ficar escutando conversas constrangedoras. Tem gente que briga com o marido, grita com a secretária, contam detalhes íntimos tudo pelo celular e como se estivessem em casa. Desnecessário.

– No restaurante: as pessoas já chegam falando no celular ou enviando mensagem, sem olhar para ninguém. E cumprimentar as pessoas? Perai, que pessoas? Assim como qualquer outro estabelecimento existem funcionários nos restaurantes e você deve tratá-los com respeito. “Mas eu não falto com respeito?”. Então tire os olhos do celular e cumprimente, agradeça.

Poderia ficar exemplificando inúmeras situações em que o celular deixou de ser uma utilidade e se tornou algo totalmente desagradável. Abaixo listei algumas regras de etiquetas do telefone fixo e celular. Algumas podem parecer óbvias, mas muita gente sabe que é deselegante e inconveniente, contudo fazem. Então vamos lembrar. Na dúvida, use o bom senso.

– Evite falar assuntos particulares em publico – você pode constranger as pessoas. E ninguém tem nada haver com sua vida.

– Não convide uma pessoa para sair se você vai passar o tempo todo no celular. É uma falta de respeito enorme.

– Fale baixo – não tem necessidade de elevar a voz pra conversar no telefone

– Pergunte se pode falar – quando a pessoa atender, antes de começar a falar qualquer coisa, pergunte “Você pode falar?” (atender ao telefone não significa que ela esteja desocupada)

– Escolha bem a campainha do celular – representa um pouco da sua personalidade. Cuidado com toques “engraçados”

– Peça autorização para fotografar – não use o celular para fotografar escondido um artista, uma obra de arte, etc. Pergunte.

– Respeite o artista e o público – nos teatros, salas de cinema, espetáculos.

– Atenção ao horário – não ligue muito tarde ou de madrugada para alguém. Apenas em caso de urgência.

– Guarde o celular – não fique segurando o aparelho, coloque na bolsa ou no bolso.

Valorize as pessoas que estão ao seu redor e deixe pra mexer ou conversar no telefone para depois.

Gentileza, boas maneiras nunca saem de moda. Seja elegante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s